sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Letras e Cores, Ideias e Autores da República


   No ano em que se comemora os cem anos da República, foi organizada uma exposição que se estendeu por todas as Bibliotecas Públicas e outros locais culturais. Esta exposição, constituída por 10 cartazes, mostra de que forma a literatura e a arte, no passado e na actualidade, se podem cruzar de forma lógica e harmoniosa.

01/ Ultimatum:  Neste cartaz é ilustrada a morte do rei D. Carlos I, o Ultimato Inglês e o descontentamento popular.
02/ Monarquia: Este cartaz ilustra a ideia de que a regeneração do País só poderia fazer-se derrubando a Monarquia. A parte culta do País, na maioria, estava ganha à ideia republicana. A casa lusitana estava velha e gasta, e os culpados eram os reis. O poder central, era semelhante a uma grande santola que, com as patas a vibrar, se fazia questão de mostrar que existia e onde existiam portugueses, era apenas para os sugar.
03/ 5 de Outubro: Neste cartaz é representada a fuga do rei e da corte para o Brasil.
04/ Igreja: Este cartaz interpreta a lenta mas persistente investida com que a Igreja Católica, durante e após a primeira Grande Guerra, procurou demolir a obra social que, em poucos anos de República se ergueu.
05/ Educação: A educação deve dar o homem a si mesmo, envolvendo-o de claridade interior; dá-lo à família pelo enternecimento, à humanidade pelo amor, ao Universo pelo encanto e pelo trabalho. Partindo de si, o homem deve abraçar todo o Universo.
 06/ Mulheres: Após a revolução deu-se a emancipação das mulheres, ou seja, passaram a ter o direito de frequentar na escola, podendo ocupar cargos de maior relevância, deixando de ser somente a mulher doméstica.
07/ Modernismo: Portugal foi considerado o país mais atrasado do mundo devido a todos estes senhores. E com esta situação, os portugueses ficaram revoltados.
08/ Grande Guerra: Uma grande parte da nação não pensa nem sofre. Está cercada de ignorância, egoísmo e cobardia. E dentre os que disputam a preferência de factores da massa imóvel, os valores mais altos uniram-se em torno à bandeira da República por adaptação necessária a esta lei natural: só as formas e as ideias progressivas são elementos de vida contínua. Foi essa parte da nação que, ao estalar a grande guerra, encarnou genialmente esta verdade.
09/ Chiado: Aqueles que eram grandes agora limitam-se a escrever para passar o tempo, pois a sua situação política piorou. E o povo não se preocupa, pois foram estes que em outros tempos os faziam passar fome, e troçam deles.
10/ Revistas:  Apareceu assim a Revista, com o objectivo de renovar a mentalidade da elite portuguesa, tornando-a capaz de um verdadeiro movimento de salvação; Criar uma opinião pública nacional que exija e apoie as reformas necessárias; Defender os interesses supremos da Nação, opondo-se ao espírito de rapina dos dominantes e ao egoísmo dos grupos, classes e partidos.
Ana Cruz nº2
Isabel Magalhães Nº7  9ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário